Londres
06/09 - 08/09 ( Mei e Fernando )
06/10 - 10/10 ( Fabiao )
06/10 - sabe Deus ( Sandra
)
Londres está
moderna. Nem parece mais tão cinzenta. Não é mais aquela cidade sempre igual
desde os tempos da Rainha Mãe (que na verdade já é avó). Um passeio pelo South
Bank do Tâmisa já nos permite ver algumas das mudanças: London-Eye, A ponte do
milênio (que não está pronta), Vinopolis, Imax, London Aquarium. Mas a velha e
tradicional Londres continua linda. Picadilly Circus, o Parlamento e o Big Ben,
Trafalgar Square, o Metro (the tube) e “The Phantom of the Opera”, continuam
cantando e encantando.
Um “plus a mais” como
diriam nossos amigos da CM: eles falam inglês! Fluentemente! Incrível! Isto
facilita muito a vida dos tupiniquins que em geral sofrem em terras de línguas
exóticas como francês, holandês e português.
Para saber mais: http://www.london.co.uk
Curiosidades:
Ingressos para o Fantasma
da Ópera precisam ser comprados com antecedência.Pode ser pela Internet, é
prático e simples. Mas aconteça o que acontecer não compre no Balcony (não dá
para ver muito bem – né Fabião?). Ingressos no Upper Circle são razoavelmente
baratos e pode-se assistir a peça sem problemas. Assista e entenda porque “The phantom of the Opera is
there, inside your mind”. Para
reservar ingressos: http://www.londontown.co.uk
O British Museum continua
com entranda franca e merece uma visita demorada. Lá encontram-se boa parte dos
monumentos arquitetônicos da Grêcia (particularmente do Parthenon), bem como a
pedra de Rosetta, esculturas egípcias, etruscas e romanas. O museu está com um
novo “duomo” de vidro instalado
recentemente.
Vale lembrar que Londres é
cinzenta, nublada quando não chuvosa, portanto quando o sol sair, aproveite e
corra para o London-Eye. Os “vôos” (como chamam os britânicos, já que o Eye é
da British Airways) duram 30 minutos e a fila tende a ser grande depois das
11:00 AM. Sem sol também é bonito, mas com sol é maravilhoso. Dica de foto para
cartão postal: Espere o Eye começar a descer para tirar fotos do Parlamento e
do Big Ben. Para reservas seu bilhete de vôo: http://www.londoneye.com
Vinopolis demonstra o
talento dos ingleses em ganhar dinheiro com aquilo que eles não sabem fazer:
vinho. Já que eles não conseguem produzir vinhos de boa qualidade, resolveram
ganhar em cima do vinho dos outros. Vinopolis é um show. Reune a história e a
técnica por trás da fabricação de todos os grandes vinhos do mundo. Com
degustação quase obrigatória (você paga por isto ao comprar o ingresso,
querendo ou não) do vinho que você quiser. E não se preocupe se seus
“vales-vinho” acabarem, você pode comprar mais lá dentro. Ingressos a 11,75 libras
e na saída, claro, uma lojinha com vinhos do mundo todo a preços exorbitantes.
Uma aula de enologia e de business. Para saber mais: http://www.vinopolis.co.uk
Se alguém encontrar uma camiseta “Mind the Gap” grande (G ou
GG) por até 10 libras, pode comprar que eu reembolso.
Se voce ficar sem troco exato para comprar o seu
bilhete de metro nas bilheterias automaticas, é só passar uma conversa no
guarda que ele te deixa andar de graça no Tube.
Não vá ao Dungeon de Londres.
|
Item |
Libras
|
|
Bilhetes para um
dia One day travelcard (Zonas 1 e 2) |
4.00 |
|
Bilhetes para um
dia One day travelcard (Zonas 1 a 6) |
4.90 |
|
The Phantom of
the Opera (Upper Circle), sem taxa de reserva (cerca de L 3.00) |
19.00 |
|
Vinopolis |
11.75 |
|
London Eye |
9.00 |
|
1 dólar |
0,70 |
Paris
07/09 – 08/09 (Mei e
Fernando)
09/09 – 10/09 (Todos)
02/10 – 03/10 (Todos)
02/10 – 06/10 (Sandra e
Fabião)
Paris é Paris. Dá que
explicar mais? Só estando lá para entender o que aquela cidade tem. Tirando os
parisienses que, como de costume, continuam a receber mal os turistas e a
insistir em falar francês com pessoas que falam inglês. Ainda bem que tínhamos
a Mei conosco, nossa “french speaker” de plantão.
12 km de caminhada
turística ao longo do rio Sena e pela Champs Elisee, mais a subida (de
elevador) na torre Eiffel. E o McIleizch aguentou bem a jornada, sem
reclamações e sem torturar muito a “mamãe” Mei.
Só para citar, Moulin Rouge, Montmarte, Pantheon francês,
Notre Dame, Pont Neuf, Museu de Armas,
Arco do Triunfo, Jardim de Tulieres, Palácio Real e Museu do Louvre, Jardim de
Luxemburgo. Pernas e pés doendo. Ponto de partida de nossa jornada juntos e
local do último jantar entre nós quatro. Na ida, ansiedade. Na volta, saudade.
Para saber mais: http://www.france.com
Curiosidades
No aeroporto, um conjunto
de escadas rolantes aéreas dentro de túneis de vidro. Bonito e inútil.
Primeiro (de muitos) fora
do Fabião. No Metro, jogou o bilhete fora e acabou ficando preso nas catracas
durante a conexão entre duas linhas. A Sandra, sendo amiga, amiga mesmo, não
ajudou e o coitado teve que depender da boa fé de estranhos para conseguir
“pular a catraca”.
Impressionante como o
tratamento da Citröen melhorou depois que eles entenderam que nós não queríamos
alugar um carro e sim que havíamos comprado um. Até inglês eles falaram!
Postos de gasolina mesmo
não têm. O importante é improvisar com aquelas bombas de gasolina instaladas
nas calçadas onde os mais desavisados devem estacionar, trancar o carro e ir
embora.
Moulin Rouge. Prá quem não
conhece, vá até a rua Aurora à noite. Igualzinho.
Passar ao menos um dia no
Museu do Louvre é sagrado. As três alas, Richelieu, Sully e Denon, são
infindáveis e por elas mesmas, verdadeiras obras de arte. Ver a Monalisa
(Gioconda) de Leonardo da Vinci já não é mais o sufoco que era antigamente.
Colocaram um vidro na frente da tela e liberaram geral para fotos. A Vênus de
Milo também está lá, sem os braços mas sem dúvida perfeita.
Cuidado com a “lojinha” do
Louvre. Apesar de conter réplicas extraordinárias e livros excelentes, tem
preços proibitivos para a maioria dos itens. Se quiser comprar algo lá (vale a
pena), tenha paciência e procure bastante. Sugestão: réplicas de esculturas de
Renoir em metal (custam quase o mesmo que as feitas em resina e são perfeitas –
só não são baratas).
Paris é maravilhosa, já o
povo parisiense.. mesmo utilizando-se de muitos bonjours e bonsoirs a má
vontade do pessoal é geral ( bando de François ...). Em visita a Catedral de Notre Dame quase saimos no braço com uma
francesinha super simpatica que se recusava a explicar porque não podiamos
continuar subindo na torre da catedral. Vá e suba na torre, vale a pena!
Não deixe de ir nas
Catacumbas de Paris, são varias galerias sob a cidade nas quais estão os restos
mortais de mas de 6 milhoes de pessoas. Num dado momento da história vários
cemitérios foram desativados por problemas de espaço na cidade de paris e todos
os ossos provenientes dos mesmos foram arranjados nestas catacumbas de forma impressionante. Interminaveis
paredes feitas com femures humanos e adornadas com cranios dispostos em
formatos diversos. Arrepiante.
O início e o final da saga
automobilística. Pegamos o carro no dia 10 de setembro. Mei começou a jornada
até Amsterdam, passando por Antuérpia.
Finalmente entregamos
devolvemos o carro no dia 2 de outubro e por incrível que pareça, sem nenhum
arranhão.
|
Item |
Francos
|
|
Litro de gasolina |
|
|
Torre Eiffel |
|
|
Museu do Louvre |
33,00 |
|
Banheiros |
2,00 |
|
|
|
|
1 dólar |
7,15 |
Antuérpia
10/09 -10/09
A caminho de Amsterdam
resolvemos parar nesta belíssima localidade ( estávamos perdidos mesmo ). A
cidade é muito bonita, mesmo passando 3 vezes pelos mesmos lugares antes de
achar o caminho certo! No fim, tudo deu certo e tiramos várias fotos que são
apenas uma.
Curiosidades:
|
Item |
Francos
Belga
|
|
Litro de gasolina |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1 dólar |
44,01 |
Amsterdam
10/09 - 12/09
Distância Paris ->
Amsterdam: 600 km. Mei fez 370 e Fabião os 230 restantes.
Nota-se logo de cara que se
trata de uma cidade de bebados e drogados, os predios são todos construidos
tortos, as pessoas andam de carro pelas calçadas, mulheres seminuas ficam
acenando pra voce das janelas das casinhas tortas e os albergues ficam
escondidos em becos que não constam no mapa!
Tirando tudo isso, é um dos
lugares mas bonitos pelos quais passamos!!! Por ser abaixo do nivel do mar (
tem louco pra tudo ) voce já fica naturalmente se sentindo drogado, pela alta
pressão atmosferica, as casinhas são tortas e escoradas umas nas outras pois
como o solo é arenoso ( fundo do mar ) as fundações literalmente afundam.
Voce gosta de bicicleta? É
porque voce nunca foi pra amsterdam, tem ciclovias por toda a cidade com
direito a semaforos e estacionamentos exclusivos para as bikes, muito legal...
pra quem esta de bike, motorista e pedestre ( ou seja, nós ) sofre um pouco,
mas nada que a beleza da cidade não compense.
Poucos pintores realmente bons no local. Em geral, apenas obras de
desconhecidos com Rembrandt, Van Gogh, Rubens, etc.
Curiosidades:
Estavamos passeando pela cidade quando entramos em um mercadinho para
comprar comida, quando assitimos ao vivo e em cores pela CNN a turma do Bin
Laden (?!) jogando os aeroplanos contra
as famosas torres gemeas, ficamos extremamente chocados por varios segundos e
tomamos uma decisão sabia: Voltamos correndo para o boteco do albergue e nos
solidarizamos com nossos irmãos americanos: "---Ô companheiro, one more
beer, please!!! ".
Vale a pena comprar as réplicas dos quadros na lojinha do museu de Van
Gogh, são muito mais baratos que aqui em Sampa. O museu de Rembrandt,
localizado a cerca de 200 metros do Museu Van Gogh, além de um acervo
fantástico também tem réplicas a preços módicos.
Fabião sempre sendo atacado pelas loiras. Caminhávamos tranquilamente
pelas calçadas de Amsterdam, quando passam duas loirinhas de bike, uma das
quais sem buzina. Ao perceber que o Fabião não sairia da frente, a garota não
teve dúvidas: gongou o Fabião. Fez o barulho de buzina com a boca e quase se
atirou em cima dele.
|
Item |
Florins
|
|
Litro de gasolina |
|
|
Museu Van Gogh |
15.50 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1 dólar |
2,40 |
Colônia (Köln)
12/09 - 13/09
Distância Amsterda ->
Colônia: 315 km, pilotados pela Sandra
Visitamos a famosa catedral
de Colonia, o Domo (Der kölner Dom), cuja construção iniciou-se em 1248, foi
interrompida em 1560 e novamente retomada em 1842, terminando a obra em 1880
(632 anos). Localizada às margens do Reno, foi construída em homenagem aos 3
reis magos e abriga as relíquias do mesmo em suas dependências. Em estilo
gótico, com duas torres de 157 metros de altura.Uma das poucas construções que
resistiram aos bombardeios da segunda grande guerra.
Também conhecemos a vila
romana, cerca de 100 metros de ruínas subterrâneas com cerca de 1700 anos que
pode ser parcialmente vista a partir da pirâmide de vidro da praça localizada
entre 2 museus (Römisch-Germanisches Museum e Diocisan Museum).
A noite, uma voltinha sem Sandra e Fabião, para jantarmos, visitarmos a
igreja romana (die Romanischen kirchen) (construída entre 1407 e 1414) também
em estilo gótico, o Reno e novamente o Domo.
Excelente hotel. Caro, mas
excelente.
Para saber mais: http://www.koln.de
Curiosidades:
O Fabião ficou dormindo no
hotel e não foi jantar conosco. No outro dia, pura revolta da pobre criança.
Lição: “Não confie em ninguém!”
|
Item |
Marcos
|
|
Litro de gasolina |
|
|
Banheiros |
0,50 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1 dólar |
2,13 |
Berlim
13/09 - 15/09
Distância Colônia ->
Berlim: 615 km, totalmente pilotados pelo Fernando
Berlim é monumental, tudo
na cidade é grandioso, as strabes (ruas), as platz (praças) e a hauptbanhof (estação
central de trens), também foi grandiosa a decepção de não ver o Portal de
Brandemburgo, que estava em obras de manutenção, alias um verdadeiro esporte
nacional na Alemanha. Peregrinamos por várias horas pela belíssima cidade em
busca do famoso Muro de Berlim, mas o mesmo ja se encontrava destruído por
pessoas inescrupulosas como o Fernando que o depredaram visando lucro facil.
“Muro de Berlim, muro de Berlim. Na minha mão é mais barato!”
Para saber mais: http://www.berlin.de/home/TouristCenter/TouristInformation/english/index.html
Curiosidades:
Visitamos o “Check Point
Charlie” que era o principal posto de entrada e saída entre as duas Alemanhas
durante o pós-guerra e até a queda do Muro. (der Mauer) em 1989. Detalhe
curioso, são as placas em memória daqueles que tentaram e não consigaram
transpor o Muro.
Ficamos em um albergue
independente que na verdade é um apartamento mobiliado com cozinho (forno,
microondas e geladeira), sala de estar e dormitório surpreendentemente
maravilhoso (e barato). Não era perfeito, pois não tinha elevador na ala onde
onde ficaram Mei e Fernando. Na ala onde ficaram Sandra e Fabião, um elevador
panorâmico novinho (para 2 pessoas, no máximo). O ABC Hostel fica na
Rheinsberger Strabe,
78 (e-mail: abc.hotel@t-online.de) localiza-se na antiga Berlin Oriental, bem
próximo de onde passava o muro. A gerente “Maria” é super atenciosa, fala
inglês bastante bem e também espanhol. Graças a implicância do Fabião (“o
Brasil é o único país da América Latina onde se fala português”), ela aprendeu
em 2 dias a dizer “obrigada” e “boa-viagem”.
Vale a pena subir no
Siegessäute (Victory column) – Goldesse (golden Elsie), ou seja um obeliscão
que fica bem no meio de Berlim (vide Asas do Desejo cena inicial), a escada pra
subir é enorme mas compensa o esforço com uma bela vista de Berlim. Destaque
para as marcas da II guerra presentes
em todo o obelisco, marcas de disparos de metralhadoras e canhões.
Como Berlim é uma cidade
imensa, a caminhada excedeu os 12 km diários, mas os cinco aventureiros
suportaram bem a jornada, inclusive o Fabião e o McIleizch.
Brandenburg Gate
(1788-1791) Victory & Quadriga added in 1794
Berliner Dom (Berlim
Cathedral)
Reichstag´s Dome
Siegessäute (Victory
column) – Goldesse (golden Elsie)
|
Item |
Marcos
|
|
Litro de gasolina |
|
|
Banheiros |
0,50 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1 dólar |
2,13 |
Praga
15/09 - 16/09
Distância Berlim ->
Praga: 350 km, pilotados por Fabião
Uma cidade “congelada no
tempo”. Caminhar pelas ruas de Praga (e também de Budapeste, na Hungria) é como
andar dentro de um daqueles filmes da segunda guerra mundial. Em cada esquina é
possível tirar fotos dignas de cartões postais.
Curiosidades:
Merece destaque o sujeito
da Karluv most (ponte) que toca verdadeiras sinfonias utilizando apenas os
dedos e copos de cristal com água.
Jantamos em grande estilo
apreciando as delicias da cozinha local. Destaque para as replicas de espadas à
venda nas lojinhas tipicas.
Para trafegar de carro pelo
país você precisa comprar um selo pedágio (Vignet) que deve ser afixado no
vidro do carro. Mas existem posições especiais para se afixar o vignet para
cada país. Cada louco com sua mania.
|
Item |
Coroas
Tchecas
|
|
Litro de gasolina |
|
|
Vignet |
100,00 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1 dólar |
37,12 |
Munique
16/09 - 18/09
Distância Praga ->
Munique: 408 km, pilotados por Fabião
Munique foi a maior
decepção. Apesar de ser bonitinha, ter monumentos legais, ser bem conservada
(como toda cidade alemã), é uma cidade normal quando não se está na temporada
do Oktoberfest.
Vantagem: os pratos são
bastante fartos! Dá para repartir (até o Fabião se empanturrou com um prato
só!)
Curiosidades:
Para aqueles que curtem
carro, vale uma passada no Museu da BMW.
Em Munique, quando o carro
completou os 2288 km, tivemos que passar na oficina autorizada da Citroen para
fazer a revisao gratuita obrigatória (entre 1500 e 2500 km). Foi um sufoco
agendar esta revisão, mas o dono da oficina, gente muito boa aliás, se
sensibilizou com a nossa situação de urgência e deu um jeitinho nos
“encaixando” (coisa rara na Alemanha) na agenda deles. O cara levou até uma
bronca do subordinado por ter feito este encaixe!
Ah! O número de telefone
que consta no manual da Citroen referente a Central Citroen da Alemanha está
errado. Ligamos lá, e o velhinho que nos atendeu só falava alemão e ameaçou
chamar a polícia!
Na oficina Fabião encontrou
um catálogo de customização de automóveis. Aquilo sim é equipar um carro, desde
coisas sofisticadas até a personalização dos parafusos que vão nas rodas do
veículo.
Se voce for a Munique, não
deixe de provar um belo prato de Dumplings!! E aproveite pra tomar bastante
cerveja que lá é barato.
|
Item |
Marcos
|
|
Litro de gasolina |
|
|
Banheiros |
0,50 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1 dólar |
2,13 |
Insbruck
17/09 - 17/09
Nas palavras do Fabião: “Bonitinha que dói”. Innsbruck,
encrustrada nos Alpes é simplesmente um “luxo”. Pequena, linda de morrer e
cercada de castelinhos nas montanhas.
Na Austria também é
obrigatório o uso do Vignet para se trafegar pelas estradas.
Mesmo no verão, dá para se
ver as geleiras eternas nas montanha ao longo da estrada.
No caminho paramos em um
castelo e fomos de trenzinho até o alto do morro, mas no castelo mesmo não deu
pra entrar porque a entrada estava meio superfaturada, muitas fotos depois fizemos uma caminhada na floresta descendo o
morro do castelo.
|
Item |
Schillings
|
|
Litro de gasolina |
|
|
Vignet |
100,00 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1 dólar |
15,01 |
Viena
18/09 - 19/09
Distância Munique ->
Viena: 464 km, pilotados pela Mei (e seu fiel e inseparável companheiro
McIleizch)
Cidade grandiosa,
monumentos idem. Abrigou os famosos compositores europeus. É um sufoco
estacionar em Viena (pior que São Paulo) e os estacionamentos são caríssimos!
Pelo menos na Áustria, os banheiros públicos não são pagos (apesar de
extremamente bem cuidados).
Curiosidades:
O Palácio da Eterna Sissi
possui um jardim fantástico, “bonitinho que dói”
Na noite de 18/09 (a tarde
no Brasil), foi o dia em que entramos em Conference no Messenger e a galera (na
CM) pode nos ver (via WebCam).
Estávamos no pub do hostel tomando uma cervejinha por conta da casa e gastando
nossos Schillings na Internet!
No centro histórico tem uma
escavação arqueológica onde aparecem várias “eras” da história européia.
Interessantíssimo!
|
Item |
Schillings
|
|
Litro de gasolina |
|
|
Museu (Palácio da
Sissi) |
105,00 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1 dólar |
15,01 |
Budapest
19/09 - 20/09
Distância Viena ->
Budapeste: 274 km, pilotados pelo Fernando
Terra oficial do clã Mclleizch. Budapeste, assim como Praga
é uma cidade “congelada no tempo”. Linda, cortada pelo Danúbio entre Buda e
Pest, a cidade apesar de gigante é o cenário perfeito para filmes das décadas
de 20, 30 e 40. Mais do que isto, ao caminhar pelas ruas da cidade velha
(principalmente Buda) pode-se as marcas de bombardeios e rajadas de
metralhadoras nas paredes das casas e nos monumentos.
Curiosidades
O uso do Vignet (selo que
vai colado no vidro do carro) é obrigatório na Hungria. Mas os hungaros
inovaram em sofisticação: juntamente com o Vignet você recebe um cartão
magnético que deve ser passado nas cabines de pedágio.
Fernando e Fabião tentaram,
em vão, “cavocar” os buracos das paredes metralhadas para retirar as balas
encrustadas. E não eram poucas!
Parte do Centro Histórico
estava fechada “por motivos técnicos”, pois estava servindo de locação para
filmagens de uma nova estréia (que não sabemos quando vai ser!) do Eddie
Murphy. Interessante ver a parafernália e o tamanho da gigantesca equipe que é
necessária para se realizar um pedacinho de um filme (que não parece ser lá
essas coisas). E difícil foi tirar o Fabião de lá, que queria a qualquer custo
(inclusive disfarçar-se de segurança “no-brain”) conseguir um autógrafo do
Eddie Murphy.
|
Item |
Forints
|
|
Litro de gasolina |
|
|
Vignet |
1500,00 |
|
Banheiros |
50,00 |
|
|
|
|
|
|
|
1 dólar |
278,71 |
Salzburg
20/09 - 22/09
Distância Budapeste ->
Salzburg: 566km, Fernando fez 250 km e Fabiãoos 216km restantes
Outra cidadezinha bonitinha
que dói. Terra natal de Wolfang Amadeus Mozart
Curiosidades:
Quando chegamos no hotel
pelo qual reservamos, percebemos que “o que é caro nem sempre é bom, mas o que
é barato é sempre uma porcaria...”. A gerente do hotel havia nos dito que o
quarto possuía um “cubicule shower”. Para a nossa surpresa: era um box
minúsculo totalmente transparente que ficava no quarto. Acho que passou pela
cabeça de todos: “e se pendurássemos uma toalha para cobrir o show no
chuveiro?” É... tivemos que ir para um outro hotel...que custava o dobro do
preço, mas valeu a pena! Neste hotel nos foi cedido uma “licença” para
estacionarmos o carro na calçada em frente ao hotel, sem ter que pagar a “zona
azul”
O centro histórico fica no
alto do morro, e vale a pena ir de “Tram” (funicular) para lá.
Compramos o chocolate
Mozart para experimentar: “gostosinho”, mas não fantástico
Fomos até a casa do
Mozart!! Mas ele não estava.
A noite voltamos ao centro
histórico, onde uma feira de comes e bebes parece se aquecer com a moçada local
e turistas. O forte da feirinha é o chopp, uma boa pedida para o verão de 15
oC.
|
Item |
Schillings
|
|
Litro de gasolina |
|
|
Funicular |
87,00 |
|
Galeria |
65,00 |
|
|
|
|
|
|
|
1 dólar |
15,01 |
Florença
22/09 - 26/09
Distância Salzburg ->
Firenze: 696 km. Mei fez 200km, Sandra fez mais 200km e Fabião 296km
Ahhh, Florença! Não interessa como chamam a cidade: Firenze,
Florence, Florença. A cidade é um espetáculo. Dominada pelos Médici´s durante
quatrocentos anos, floreceu graças ao forte investimento em arte, arquitetura e
cultura. Abriga 30% dos tesouros artísticos da humanidade e é um “museu a céu
aberto” (museo a cielo aperto). Para se ter uma idéia da concentração de
gênios, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Fra Angelico, Dante, Petrarca,
Maquiavel, Bocaccio, Galileu, Ticiano, Boticell e Bunelleschi viveram e
ajudaram a construir a cidade e suas obras, muitas das quais podem ser vistas
na Galeria Uffizi, no Palácio Vecchio ou na Galeria da Academia, entre outros
lugares. Aliás, listar lugares para se visitar em Florença seria redundante. Em
cada rua, cada viela, cada esquina, cada ponte, uma obra de arte. Se existe um
lugar onde vale a pena se perder, este lugar é Florença.
Para saber mais: http://www.firenze.net
Curiosidades
O filme “Hannibal”
(continução de “O Silêncio dos Inocentes”) com Anthony Hopkins, passa-se em
Florença, com locações no Palácio Vecchio, Piazza della Signoria, Piazza della
Republica, Ponte Vecchio, Piazza Santa Maria Novella e Palácio Strozzi.
O filme “Uma janela para o
amor” com Helena Boham Carter também se passa em Florença e vale a pena para os
mais apaixonados.
A fila de espera para
entrar na Galeria Uffizi é de cerca de 120 minutos (ou mais). Vale a pena
comprar os ingressos pela Internet e entrar direto, sem fila e ainda tirar um
sarro dos coitados que estão lá. Além disso, a Galeria vale a pena. Lá você
pode ver obras como a Anunciação de Leonardo da Vinci (onde é possível perceber
o uso de pontos de fuga para uma perfeita noção de perspectiva), o Tondo Doni
de Michelangelo e o Nascimento de Vênus de Botticelli.
O “Corredor Vasariano” é
uma obra de arte por si só. Criado em 1565 (em 5 meses) por Giorgio Vasari (uma
espécie de ancestral do Kato) por encomenda de Cosimo I, o corredor liga o Palácio
Vecchio, a Galeria Uffizi (na época escritórios judiciais e administrativos), a
Ponte Vecchio, o Palácio Pitti (moradia dos Médici´s) e, consequentemente, o
Giadino di Bòboli. Detalhe: o corredor não é subterrâneo e sim aéreo, inclusive
na parte sobre a ponte do rio Arno. A obra foi criada para permitir que a
família Médici pudesse se locomover através de seus domínios sem ter que por o
pé na rua, diminuindo assim as chances de um atentado. E eles sabiam viver.
Para compensar o claustro, trouxeram para dentro de casa, obras do mundo todo,
além daquelas que eles pagaram aos peso-pesados do Renascimento para fazerem
exclusivamente para eles.
O “Davi de Michelangelo” que se localiza na Piazza della
Signoria (em frente ao Palácio Vecchio) é uma réplica. O original foi retirado
de lá em 1873, após sofrer 369 anos de chuva, enchentes e o tempo, e
transferido para a Galeria da Academia. 5 metros de altura, mãos e pés
desproporcionalmente perfeitos, é o emblema de Florença.
De quebra, Florença tem o melhor sorvete (gelato) do mundo.
Além do sabor, o sorvete consegue ser bonito. Caro, no mesmo padrão do
SottoZero, Stupendo e Fredíssimo, mas uma delícia. Sugestão: experimente o
frozen yogurt da Baby Yogurt que tem na Via de Calzaiuoli (próximo da Piazza
della Repubblica) – sensacional. Nós experimentamos o sabor “mixed berries”.
|
Item |
Liras
|
|
Litro de gasolina |
|
|
Palazzo Vecchio |
11000,00 |
|
Galeria Uffizi |
12000,00 |
|
Manual da Galeria
Uffizi |
16.000/8.26E |
|
Giardino di
Bòboli |
4000/2.07E |
|
Banheiros |
1000 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1 dólar |
2112 |
Roma
25/09 - 25/09
Distância Firenze ->
Roma: 302 km, pilotados por Fernando (ida e volta, totalizando 604 km)
Roma é estupenda. Gigantesca, imponente e rica. O Vaticano,
provavelmente o país mais rico do mundo, fatura alto às custas dos turistas,
mas a vida é assim, né? Deus, Deus mesmo, bom, deixa prá lá.
O Coliseu, o Fórum Romano,
a Fontana de Trevi, a Piazza de Spagna, são só alguns dos pontos turísticos.
Roma é incrível por si só. Andar pelas ruas da cidade é contagiante e dá para
sentir a grandiosidade do lugar.
Curiosidades:
Fabião se pegando com o
centurião romano. Vale ingresso.
O museu do Vaticano é um
show a parte, o acervo é impressionante e o museu gigantesco e o passeio acaba
na capela Cistina onde voce podera ver o show de luzes dos flashes ao som dos
berros dos segurancas tentando em vão proibir os turistas legais de destruir o
patrimonio da humanidade.
É incrivel, o pessoal não
pode ver uma fonte, alias eu acho que é um alto negocio e vou investir nisso, é
so fazer um buraco no chão que jorre agua para o pesoal começar a jogar moeda.
Ao trafegar pelas ruas da
Italia, tenha sempre em mente que os italianos desconhecem os principios
básicos da “direção defensiva” partindo mais para a “direção ofensiva”.
Os “parquímetros” só
funcionam com cartão de banco local. Então o Fabião e o Fernando foram até um
tal de “Café Brasilia” e compraram (em exímio italiano e espanhol) 7 cartelas
de zona azul de uma hora cada!
O frentista do posto de
gasolina querendo dar um aplique nos “brazilianis”. É, não colou e depois de a
Mei quase socar o fulano, foi só o Fabião descer do carro que o rapaz aprendeu
a fazer contas e troco rapidamente.
O caminho de volta para Florença. Noite, estrada com duas
vias apenas (mas mão única), chovendo e cheia de caminhões. Nós a 140, 150 km/h
desafiando o tempo e o espaço. Gente: choveu, mas choveu muito!
|
Item |
Liras
|
|
Litro de gasolina |
|
|
Banheiros |
1000 |
|
Museu do Vaticano |
18000 |
|
|
|
|
|
|
|
1 dólar |
2112 |
Pisa - Genova - Vintemille
26/09 - 26/09
Distância Firenze ->
Pisa: 80 km , Fabião
Pisa é aquilo lá, tem uma torre torta e três museus em
volta. Tem também uma muralha, que cercava e protegia a cidade velha. Da torre
só resta esperar cair. Apesar do intenso trabalho dos últimos anos, ela
continua inclinando e vai cair logo, logo. Mas não pensem que isto vai acabar
com o turismo local, pois eles já prepararm o terreno onde a torre cairá e com
certeza vão continuar faturando em cima dos turistas que com certeza irão lá
ver os destroços.
Menção honrosa para Gênova,
a maior cidade que nós não vimos, graças a total ausência de placas para a
Riviera Francesa. Ao invés disto, placas aos montes para uma cidade chamada
Vintemille (que não existe em nenhum mapa, exceto no mapa do infeliz que
colocou as placas – e que deve ter nascido lá).
|
Item |
Liras
|
|
Litro de gasolina |
|
|
Banheiros |
500 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1 dólar |
2112 |
Nice
26/09 - 29/09
Distância Pisa -> Nice: 394 km, Fabião (coitado!)
Cidade Litorânea, menos
charmosa que Monte Carlos, Cannes ou Saint Tropez, mas com certeza mais barata!
As prais são maiores, mas não tem areia, só pedras e a água gelada!
Curiosidades:
Tomávamos café sempre na
mesma padaria (onde tem um microondas para aquecer os “bruschettas” gigantes),
ao lado do hotel. Pessoal atencioso, mas não falam inglês!
A noite, na sorveteria a
garçonete implicou com a Mei, pois ela não ouviu a Mei falar “bonsoir”. Dica: se você não quer ter uma garçonete
opinando nos sabores de sorvete que você escolher, faça com que os franceses
ouçam bem seu “bonsoir” ou “bonjour”.
|
Item |
Francos
|
|
Litro de gasolina |
|
|
Banheiros |
2,00 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1 dólar |
7,15 |
Monte Carlo
27/09 -27/09
Distância Nice -> Monte
Carlo: 15 km aproximadamente (fomos de trem!)
A cidade é um luxo: Iates,
clubes, condomínios super luxuosos, carros importados (caros!) rodando pela
cidade!
Curiosidades:
A cidade é um morro só:
entao podemos ver elevadores públicos instalados em vários pontos da cidade
(senão os “velhinhos geriátricos” teriam um treco!)
O que mais vale a pena no
Jardin Exotique é a bela vista lá do
topo do Principado de Mônaco. De “exotique” mesmo, quase não tem nada (pois
encontramos várias espécimes de cactus brasileiros). Além disso, as cavernas
são artificiais, feitas a explosão de dinamite!
Tivemos a rara oportunidade
de ver a troca da guarda do palacio dos Grimaldi, bandinha tocando guarda
gritando, um luxo, mas dava pra ter invadido o castelo facil com a confusão que
eles provocam com esta troca. Depois dessa desanimei de ver a de Londres.
Visitamos o castelo e o museu do castelo, muito legal.
|
Item |
Francos
|
|
Litro de gasolina |
|
|
Ticket de trem
(Nice Ville -> Monte Carlo (Monaco) -> Nice Ville |
42 |
|
Palacio do
Principe + Museu do Napolão |
40 |
|
Jardin Exotique |
41 |
|
banheiros |
2 |
|
1 dólar |
7,15 |
Cannes
28/09 - 28/09
Bom, Cannes é o lugar que
tem o festival de Cinema de Cannes!!! Foi o dia da preguiça, ficamos estirados
ao sol aproveitando a bela vista do mediterraneo.
Curiosidades:
Foi cômico, paramos em
frente a uma praia ( a unica com areia e com no maximo 30 metros de prais) e
ficamos so observando os banhistas: a mãe tentando convencer o filho a pisar na
areia, o vovô geriatrico com artrose avançada tentando chegar até a agua
ajudado pela vovo geriátrica, a gatinha de 65 anos fazendo topless e a turminha
legal trocando de roupa e ficando peladão em plena praia.
|
Item |
Francos
|
|
Litro de gasolina |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1 dólar |
|
Lyon
29/09 - 30/09
Curiosidades:
Os Trams parecen saidos do
filme BladeRunner, são todos modernosos, um verdadeira nave espacial.
|
Item |
Francos
|
|
Litro de gasolina |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1 dólar |
|
Tours
30/09 - 01/10
Curiosidades:
Stress geral no caminho,
pois era domingo e os postos de gasolina fechavam as 12:30. Claro que só
descobrimos isto depois das 13:00 e aí o desespero: largados no interior da
França, só vinhedos, fazendas, vilas minúsculas, a gasolina acabando e a fome
aumentando. Resultado: as 14:30 encontramos finalmente um posto self-service e
com a ajuda de 2 motoqueiros conseguimos fazer a máquina funcionar e
abastecemos o carro. Mais estrada e paramos na vila X para almoçar pizza, a
única comida disponível naquele momento e lugar. É importante saber falar um
pouco de francês na França. O pessoal da vila provavelmente nunca havia visto
brasileiors orientais e não falavam inglês. Graças a Mei, que cantou e encantou
com seu francês fluente, conquistamos a simpatia da população local e fomos
muito bem atendidos. Curiosamente, começou a aparecer um monte de gente no
local, provavelmente para ver os “brasileiros”.
|
Item |
Francos
|
|
Litro de gasolina |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1 dólar |
|
Blois
01/10 - 02/10
|
Item |
Francos
|
|
Litro de gasolina |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1 dólar |
|