No aeroporto, um conjunto de escadas rolantes aéreas dentro de túneis de vidro. Bonito e inútil.

Primeiro (de muitos) fora do Fabião. No Metro, jogou o bilhete fora e acabou ficando preso nas catracas durante a conexão entre duas linhas. A Sandra, sendo amiga, amiga mesmo, não ajudou e o coitado teve que depender da boa fé de estranhos para conseguir "pular a catraca".

Impressionante como o tratamento da Citröen melhorou depois que eles entenderam que nós não queríamos alugar um carro e sim que havíamos comprado um. Até inglês eles falaram!

Postos de gasolina mesmo não têm. O importante é improvisar com aquelas bombas de gasolina instaladas nas calçadas onde os mais desavisados devem estacionar, trancar o carro e ir embora.

Moulin Rouge. Prá quem não conhece, vá até a rua Aurora à noite. Igualzinho.

Passar ao menos um dia no Museu do Louvre é sagrado. As três alas, Richelieu, Sully e Denon, são infindáveis e por elas mesmas, verdadeiras obras de arte. Ver a Monalisa (Gioconda) de Leonardo da Vinci já não é mais o sufoco que era antigamente. Colocaram um vidro na frente da tela e liberaram geral para fotos. A Vênus de Milo também está lá, sem os braços mas sem dúvida perfeita.

Cuidado com a "lojinha" do Louvre. Apesar de conter réplicas extraordinárias e livros excelentes, tem preços proibitivos para a maioria dos itens. Se quiser comprar algo lá (vale a pena), tenha paciência e procure bastante. Sugestão: réplicas de esculturas de Renoir em metal (custam quase o mesmo que as feitas em resina e são perfeitas - só não são baratas).

Paris é maravilhosa, já o povo parisiense.. mesmo utilizando-se de muitos bonjours e bonsoirs a má vontade do pessoal é geral (bando de François ...). Em visita a Catedral de Notre Dame quase saimos no braço com uma francesinha super simpática que se recusava a explicar porque não podiamos continuar subindo na torre da catedral. Não perca a viagem, dê um tabefe na francesinha e suba na torre, vale a pena!

Não deixe de ir nas Catacumbas de Paris, são varias galerias sob a cidade nas quais estão os restos mortais de mas de 6 milhões de pessoas. Num dado momento da história vários cemitérios foram desativados por problemas de espaço na cidade de paris e todos os ossos provenientes dos mesmos foram arranjados nestas catacumbas de forma impressionante. Intermináveis paredes feitas com fêmures humanos e adornadas com crânios dispostos em formatos diversos. Arrepiante.

O início e o final da saga automobilística. Pegamos o carro no dia 10 de setembro. Mei começou a jornada até Amsterdam, passando por Antuérpia onde Fabião assumiu o volante.

Finalmente devolvemos o carro no dia 2 de outubro e por incrível que pareça, sem nenhum arranhão, apesar da Sandra ter dirigido no trecho entre Nice e Grenoble.

Segue a planilha com o balanço da tour automobilística:

Motorista km
Fabião 2.273
Fernando 2.193
Mei 1.366
Sandra 1.134
Total (após 620 litros de "essence sans plomb 98", ou seja, gasolina sem chumbo) 6.966


Item Francos
Litro de gasolina 6,99
Torre Eiffel 70,00
Museu do Louvre 33,00
Museu pass (vários museus e monumentos) 1 day 85,00
Museu pass (vários museus e monumentos) 3 days 150,00
Museu pass (vários museus e monumentos) 5 days 250,00
Metro 8,50
Banheiros 2,00
1 dólar 7,15